Portugal está em festa, dia 18 de Abril, para acolher mais uma edição do Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2015. Por todo o Território Continental e Regiões Autónomas terão lugar cerca de 610 atividades, distribuídas por 166 concelhos.
Portugal está em festa, dia 18 de Abril, para acolher mais uma edição do Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2015. Por todo o Território Continental e Regiões Autónomas terão lugar cerca de 610 atividades, quase todas gratuitas, distribuídas por 166 concelhos e promovidas por 622 entidades públicas e privadas.
Promovido pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, que este ano celebra 50 anos, a iniciativa oferece um vasto programa que engloba, animações de rua, oficinas pedagógicas, concursos, projeções de documentários e filmes, encontros e conferências, espetáculos artísticos, exposições, feiras, peddy e rally papers, recriações e encenações históricas, sessões de leitura, e centenas de visitas guiadas entre outras atividades.
Na capital, destaque para a abertura das Galerias Romanas da Rua da Prata, nos dias 17, 18 e 19 de Abril. A organização alerta que, devido à grande afluência do público, a fila de entrada no monumento pode ser encerrada antecipadamente. O número máximo de participantes é de 25.
Zona de Belém acolhe dezenas de atividades
A Torre de Belém será outro dos monumentos em destaque em Lisboa, com um concerto pelo Coro do Instituto do Emprego e Formação Profissional – Casamata – às 15h. De manhã e à tarde, o mesmo monumento recebe visitas guiadas.
Ainda em Belém, o Museu Nacional de Arqueologia prepara, por exemplo, um peddy paper, de inscrição prévia, onde os participantes, em equipa e em partilha, podem explorar os espaços expositivos. Já o Planetário e o Museu da Marinha vão permitir a entrada livre nas suas exposições. Também o Padrão dos Descobrimentos estará aberto e com visitas guiadas.
Na mesma zona, recomendamos o Passeio de reconhecimento histórico e artístico entre os Jardins do Palácio de Belém, Botânico Tropical e Botânico da Ajuda, explorando os recursos naturais e paisagísticos destes espaços, através das inúmeras histórias que este conjunto patrimonial tem para contar.
Visitas a igrejas e conventos de Lisboa
Uma inesperada surpresa poderá ser a visita guiada à Igreja de Santa Cruz do Castelo, recentemente restaurada. De grande valor arquitetónico e artístico, será objeto de uma visita abrilhantada pela atuação do Coro da Universidade Nova de Lisboa. Mas muitas outras igrejas e conventos, importantes protagonistas da história da cidade, vão estar abertos para receber visitantes.
Na zona da Baixa, também o Largo do teatro S. Carlos e as Ruínas do Carmo acolhem diversas iniciativas, muitas delas dedicadas às famílias, com peddy papers, oficinas pedagógicas e espetáculos.
Para os amantes do teatro, o D. Maria II vai disponibilizar, nestes dias, bilhetes para as peças de teatro em cena por apenas cinco euros, sendo que a entrada na exposição “O Nacional está a arder!”, sobre o incêndio que atingiu o teatro em 1964, é de entrada livre.
Grutas do Poço Velho em Cascais
Em Cascais, o destaque é para as visitas às Grutas do Poço Velho. Estas grutas permitirão aos munícipes visitar um conjunto de galerias, em pleno centro urbano, com ocupação, confirmada arqueologicamente, desde o paleolítico até ao calcolítico.
Durante um longo período as Grutas do Poço Velho foram usadas como necrópole, de que é testemunho o amplo espólio funerário aí encontrado.
Exposições, vinhos e teatro no Porto
No Porto, o Museu e a Fundação de Serralves brilham com uma extensa programação, da qual destacamos a visita guiada noturna ao parque. Com o cair da noite, esta paisagem transforma-se num ambiente fascinante de sons noturnos e de silhuetas recortadas no firmamento. Mas há também visitas guiadas às exposições e conversas.
No Teatro Nacional São João estará em cena a peça “Al mada nada”, de Ricardo Pais que encena ludicamente o melodrama da pobreza nacional, vazado na moderníssima linguagem do Almada (Negreiros) futurista. Está também agendada uma visita guiada aos vários espaços deste Teatro Nacional, incluindo os bastidores e os camarins.
Ainda na Invicta, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto faz uma visita guiada ao centro interpretativo, numa viagem interativa e multimédia ao Douro através das suas Denominações de Origem. A visita passa pelos espaços onde são efetuados os ensaios laboratoriais e sensoriais necessários à certificação dos vinhos do Porto e do Douro.
Mas por todo o país há eventos para participar, por isso o ideal é consultar
AQUI a programação completa.
Comentários
comentários