Há mais de 500 mil portugueses fãs de livrarias, nas redes sociais. Os dados foram divulgados esta quarta-feira antecipando o Dia Mundial do Livro e do Direito de autor, que se assinala a 23 de Abril.
A contagem foi desenvolvida pela 'E-Life' – empresa especialista em inteligência de Mercado e Gestão do Relacionamento nas redes sociais – que analisou a forma como as principais editoras e livrarias nacionais tiram partido do Facebook para estimular o gosto pela leitura.
Entre as editoras e livrarias nacionais que mais tiram partido do Facebook e que têm um maior número de fãs, com vista a estimular o gosto pela leitura, estão os seguintes selos: Lua de Papel (177 mil seguidores), Porto Editora (134 mil), Editorial presença (127 mil), Bertrand Livreiros (61 mil), e Livraria Almedina (27 mil).
Estas são, respetivamente, as cinco editoras que reúnem mais fãs no Facebook. No conjunto, as cinco editoras reúnem mais de 500 mil fãs portugueses.
A página que revelou ser mais ativa foi a da Porto Editora com 21 'posts', uma média de três publicações por dia durante o tempo do estudo. Segue-se a Almedina, com 16, e a Bertrand com 13 'posts' publicados durante o estudo.
A análise da E.Life às páginas do Facebook de editoras e livrarias foi realizada entre os dias 30 de Março e 5 de Abril, com o Facebook Pages Performance, ferramenta do Buzzmonitor.
Para a concretização deste estudo, foram analisadas cinco páginas de Facebook de editoras e livrarias nacionais, pelo Facebook Pages Performance, ferramenta do E.life Buzzmonitor.