Entre 24 de junho a 23 de setembro deste ano, durante 14 quintas-feiras, estiveram abertos à noite 23 espaços museológicos para acolher 157 atividades de animação cultural procuradas por um total de 17 973 visitantes.
Foram desenvolvidas diversas atividades desde concertos, teatro, ateliers e visitas guiadas nos diversos museus e palácios nacionais que aderiram em várias regiões do país. A terceira edição do projeto do IMC contou com o apoio do Turismo de Portugal.
Ainda segundo os dados do IMC, aderiram seis museus e palácios na área da região norte, dois na região centro, 14 em Lisboa e vale do Tejo e um na região sul.
Na opinião do IMC, citado em comunicado pela Lusa, para o “aumento muito expressivo” de visitantes neste projeto “terá contribuído a criação de hábitos de abertura à noite, numa altura de verão em que o público está mais disponível para usufruir deste tipo de oferta cultural”.
O projeto “5.as à noite nos Museus” foi iniciado em 2008 com o objetivo de promover, divulgar e valorizar o património artístico cultural.