Uma campanha online realizada em Portugal angariou 5.320 kg de ração para alimentar os cães abandonados que estão atualmente a viver em seis associações, tendo mobilizado milhares de pessoas.
Uma campanha online realizada em Portugal angariou 5.320 quilos (kg) de ração para alimentar os cães abandonados que estão atualmente a viver em seis associações. A iniciativa foi promovida pelo portal de classificados Coisas.com e, embora tenha durado apenas um mês, foi capaz de mobilizar milhares de pessoas.
Em comunicado, a FixeAds, empresa detentora do portal, explicou que a campanha terminou esta quarta-feira e permitiu angariar mais de cinco toneladas de ração graças aos mais de 1,8 milhões de cliques feitos pelos utilizadores através do site criado para o efeito.
Para além de se ter traduzido em 266 sacos de 20 quilos de ração, a ação permitiu a adoção de 11 cães, bem como a obtenção de novos padrinhos e sócios, donativos financeiros e materiais de apoio para as associações envolvidas.
Participar na iniciativa era muito simples, bastando aceder à página “Alimente um Cão com o Coisas” criada no site, que reunia fotografias e informações sobre os animais de todas as associações, escolher o cão e clicar no botão “alimentar”.
À medida que aumentavam os cliques, um gráfico com um osso ia sendo preenchido e, quanto alcançados cerca de 10.000 cliques, a respetiva associação receberia 10 quilos de ração.
Miguel Mascarenhas, diretor executivo da FixeAds, mostrou-se muito satisfeito com a adesão das pessoas à ideia. “Foi gratificante constatar que angariámos quase o dobro da ração do ano passado para seis associações de todo o país e, sobretudo, que conseguimos utilizar a Internet para sensibilizar as pessoas para a realidade do abandono dos animais”, que tende a agravar-se no Verão, afirmou o responsável.
A ração vai agora ser distribuída pelas associações envolvidas, nomeadamente a Associação de Proteção dos Cães Abandonados (1180 kg), a Associação Animais da Quinta (740 kg), a UPPA – União para Protecção dos Animais (820 kg), Fundação São Francisco de Assis (640 kg) e Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita (1300 kg).