Os Wave Gliders partiram no passado dia 17 de Novembro, do St. Francis Yacht Club em San Francisco, nos Estados Unidos. Lançados pela Liquid Robotics, estes quatro robots aventureiros vão viajar por mais de 300 dias, à tona da água, percorrendo uma distância equivalente a 53 mil quilómetros (33 mil milhas), escreve a empresa, no seu site.
Os organizadores da viagem acreditam que os quatro Wave Gliders vão recolher mais de dois milhões de dados sobre a salinidade da água, temperatura, ondas, clima, fluorescência e oxigénio. Estes dados vão estar disponíveis gratuitamente e em tempo real, para cientistas de todo o mundo, professores, estudantes e público em geral. Para aceder, basta que se registe no site da Liquid Robotics (Clique AQUI).
A empresa juntamente com o Google Earth está a criar uma plataforma disponível em todo o mundo que permite seguir a expedição virtualmente. Os quatro robots vão viajar juntos até ao Hawai, local onde se vão separar em dois pares. Um irá, então, continuar até ao Japão, passando por Mariana Trench, a parte mais profunda do oceano, e o outro vai seguir para a Austrália.
“A maior parte do oceano permanece inexplorado, e menos de 10% está mapeado. Esta expedição cria uma oportunidade para estudantes, investigadores marinhos, e aspirantes a oceanográficos seguirem estes bravos robots Liquid Robotics enquanto atravessam o Oceano Pacífico”, diz Jenifer Austin Foulkes, gestor do Oceano no Google Earth.
Quando terminarem a sua viagem, os quatro robots esperam entrar no livro dos Recordes Mundiais do Guinness.
Para ver mais imagens dos robots clique AQUI.