Nem toda a gente foi abençoada com um bom metabolismo. E com a idade a tendência é que o nosso corpo perca a sua capacidade metabólica, acumulando mais gordura do que músculo. A boa notícia é que é que é possível contrariar a natureza.
Nem toda a gente foi abençoada com um bom metabolismo. E com a idade a tendência é que o nosso corpo perca a sua capacidade metabólica, acumulando mais gordura do que músculo. A boa notícia é que é que é possível contrariar a natureza. Aqui fica uma lista de truques, divulgados pela revista Health, que põem o seu corpo a queimar calorias de forma mais eficiente.
1 – Aposte num treino eficiente
Fazer desporto é a forma mais eficaz de melhorar o metabolismo, mas há truques para acelerar a perda de calorias. Por exemplo, se aumentar a velocidade do seu treino (seja corrida, caminhada ou natação) durante 60 segundos, voltando depois ao ritmo normal, aumenta o consumo de oxigénio e faz com que as mitocôndrias (células responsáveis pela transformação da energia contida nos alimentos em energia metabólica) queimem mais energia. Outra recomendação dos especialistas, é apostar em treino de força, pelo menos duas vezes por semana.
2 – Faça uma alimentação inteligente
Alimentos ricos em ómega-3 (salmão, atum, nozes e sementes), fibra e ricos em proteína que saciam mais e melhoram o metabolismo. Por outro lado, fuja a sete pés dos alimentos processados e ricos em hidratos de carbono (como bolos, massas e outras guloseimas) que fazem com que o corpo demore mais tempo a consumir calorias.
3 – Beba chá verde
O chá verde é famoso pelas suas capacidades antioxidantes mas as pesquisas mais recentes demonstraram que esta bebida tem também um poderoso elemento, a catequina, capaz de melhorar a forma como o corpo digere a gordura. A medida recomendada, para queimar mais 90 calorias por dia, é de cinco chávenas diárias.
4 – Não salte refeições
Ainda há quem pense que ficar muito tempo sem comer ajuda a perder peso. Nada mais errado, quando fica demasiado tempo em jejum o nosso corpo fica esfomeado por nutrientes e insulina, assimilando tudo o que recebe. Para manter o metabolismo estável, há que apostar num bom pequeno-almoço (de preferência rico em proteínas – como por exemplo papas de aveia com morangos ou frutos secos) e em pequenos 'snacks' entre as principais refeições