Uma empresa chinesa consegue fazer casas numa impressora 3D em poucas horas, reduzindo o custo de construção para metade do preço comum. A empresa já construiu dez casas térreas, em apenas 24 horas.
Uma empresa chinesa consegue fazer casas numa impressora 3D em poucas horas, reduzindo o custo de construção para metade do preço comum. A empresa já construiu dez casas térreas, em apenas 24 horas, a partir de material desperdiçado de outras obras.
O material utilizado na impressão das paredes passa por um processo de refinamento e depois é misturado com cimento. Por motivos técnicos, apenas o telhado é feito de forma convencional.
Os edifícios construídos pela Yingchuang Design & Engineering vão servir para escritórios num parque industrial de alta tecnologia situado em Suzhou, nos arredores de Xangai, China.
O método foi criado por Ma Yihe, presidente da Yingchuang Design & Engineering, cujos escritórios foram feitos exclusivamente de material saído da impressora 3D e que demoraram cerca de um mês a serem erguidos, ocupando uma área 10.000 metros quadrados.
As paredes têm uma construção feita com a forma de triângulos em todo o seu comprimento e que, posteriormente, são preenchidas com cimento, o que as torna à prova de som. As camadas vão sendo sobrepostas até terem a altura suficiente.
A central de construção possui quatro impressoras de larga escala, cada uma com 6,7 metros de altura, e cada casa sai a um custo que ronda os cinco mil dólares (quatro mil euros).
Segundo Ma Yihe, que estuda as impressoras 3D há mais de 12 anos, “com a impressão 3D não estamos a danificar o meio ambiente porque reciclamos materiais com um tratamento especial”.