juntam-se num Concerto em Festa! que marca a apresentação da nova
associação musical Liber Canoris. O concerto decorre no CCB, dia 6
de Maio, pelas 19h30. Parte das receitas vão contribuir para a futura
casa do Museu das Crianças.
Perante o sucesso das cinco edições do projeto Vocalizze – Curso Internacional de Direcção e Pedagogia Coral, o instituto Piaget, dinamizador da iniciativa, decidiu avançar para a criação da nova associação Liber Canoris, que irá promover mais encontros e concertos com os jovens do Vocalizze.
Rosa Batista, da associação, explica ao Boas Notícias que o projeto Vocalizze conquistou, desde a primeira edição, as crianças e os jovens que o integram, das quais cerca de 200 são encaminhados a partir de instituições sociais, como a Alta de Lisboa e o Centro Paroquial da Cova da Piedade Padre Ricardo Gameiro.
“Os pais dizem que passam o ano inteiro a cantar as canções do Vocalizze por isso decidimos que um encontro anual [o Vocalizze] não era suficiente e avançámos para a associação”, explica a responsável.
No concerto de dia 06 de maio, 350 crianças e jovens entre os seis e os 25 anos, oriundos de cerca de 15 coros de todo o país, vão interpretar peças de Prokofiev, Rachmaninoff, Haendel e Vivaldi.
Os coros serão acompanhados pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa e dirigidos pelo maestro convidado Eugene Rogers. Uma das peças, Pedro e o Lobo, de Segei Prokofiev conta com a participação especial do actor e humorista José Pedro Gomes, que fará a narração da história ligeiramente adaptada por si.
O concerto resulta da parceria entre o Museu das Crianças e a associação Liber Canoris e pretende alargar os horizontes culturais dos mais jovens promovendo valores como a tolerância e a diversidade.
Este evento serve ainda de ponto de partida para o lançamento da primeira pedra da futura casa do Museu das Crianças e apresentação oficial da associação Liber Canoris.
As entradas variam entre os 5 e os 18 euros e os bilhetes podem ser adquiridos no CCB ou em Ticketline.pt.