Mais de 31 jovens músicos de todo o país foram selecionados para a audição final da Orquestra de Jovens da União Europeia que se realiza este domingo no Porto.
Mais de 31 jovens músicos de todo o país foram selecionados para as audições finais da Orquestra de Jovens da União Europeia, destinada a escolher os músicos da temporada 2013/14. A audição realiza-se este domingo no Conservatório de Música do Porto.
De acordo com um comunicado da Direção-Geral das Artes (DGArtes), após as primeiras audições, que decorreram no início do mês, em várias cidades do país, foram escolhidos 31 finalistas para a última audição.
Na audição final vão estar cinco jovens que já fazem parte desta orquestra mas que, de acordo com as normas, têm de defender, anualmente, a sua posição perante um júri. Entre o júri estará um elemento que representa a orquestra.
A Orquestra de Jovens da União Europeia foi fundada no Reino Unido, em 1976, com o objetivo de reunir jovens talentos provenientes dos diferentes Estados membros.
As audições realizam-se todos os anos, em cada um dos países, por forma a seleccionar um total de 40 jovens músicos com idades entre os 14 e os 24 anos. As audições para a próxima temporada estão agora a decorrer em todos os países da União Europeia.
Aos músicos selecionados, a Orquestra oferece a possibilidade de trabalhar com professores especialistas nas diferentes classes de instrumentos e a oportunidade de tocar com maestros e solistas de renome, em salas de todo o mundo, durante o Verão e o Natal de 2013 e na Páscoa de 2014.
Os membros da Orquestra de Jovens da União Europeia têm direito a aulas, viagens e estada (alimentação e alojamento) gratuitas. Os candidatos devem ser nacionais de um dos 28 Estados membros da União Europeia.
As audições de ingresso na Orquestra de Jovens da União Europeia são organizadas em Portugal pela Direção-Geral das Artes.