Uma medalha de bronze e duas de prata. É este o resultado da participação dos alunos portugueses nas Olimpíadas Ibero-Americanas da Biologia que decorreram esta semana, em Cascais.
João Janela, da Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, foi o primeiro aluno português a conquistar uma medalha de prata na competição que este ano realizou-se pela primeira vez em Portugal, no concelho de Cascais.
Além da prata, Portugal conseguiu repetir o feito do ano passado, na Costa Rica, ao conquistar também a medalha de bronze, mas desta vez com dois contemplados: Rita Prata, da Escola Secundária de São João do Estoril, e Tiago Branco da Escola Secundária da Tábua, em Coimbra.
O quarto elemento da equipa portuguesa, João Rocha, do Porto, foi também reconhecido com um diploma de mérito.
As medalhas de ouro foram conquistadas por dois alunos da Costa Rica e dois alunos do Brasil. Os resultados foram divulgados sexta-feira, na cerimónia de encerramento da VI Olimpíadas Ibero-americanas da Biologia, que decorreu na Casa das Histórias Paula Rego.
Em declarações à agência Lusa, o coordenador português da competição, João Matos, realçou o facto de ter sido a primeira vez que alunos portugueses ganharam vários prémios e a medalha de prata.
As Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia têm como objetivo promover o estudo das ciências biológicas e estimular o desenvolvimento dos jovens talentos nesta área, assim como estreitar laços de amizade entre os países participantes, fomentar a cooperação e o intercâmbio de experiências.
Para o ano, a competição realiza-se na Argentina.
Clique AQUI para aceder ao site da competição.
[Notícia sugerida por Nick Laert]