Preparar as férias exige uma boa gestão de gastos. Além da estadia é preciso ter em conta as viagens, as despesas de alimentação, as atividades e as lembranças dos tempos bem passados e dos locais visitados, especialmente, quando as férias são fora do país. Para fazer face às despesas em território internacional, 25% dos inquiridos consideram utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento.
Entre os gastos mais comuns encontram-se a estadia, que inclui a marcação de hotel e refeições, respondida por quase metade destes inquiridos (47%). As despesas com as viagens e deslocações, quer em combustível, quer em bilhetes com transportes, são o segundo tipo de gastos mais referidos (27%) para o uso de cartão de crédito. Mais baixo, embora ainda com um valor considerável, estão 14% dos portugueses que recorrem a este modo de pagamento para as atividades de lazer, como a entrada em parques temáticos. Por último, 5% dos inquiridos assumem recorrer aos cartões de crédito para as tradicionais lembranças ou souvenirs.
Mas se mais de metade dos inquiridos afirmam não recorrer a este método para pagar as despesas das férias, a verdade é que o número de portugueses com cartão de crédito tem vindo a aumentar. Em 2017, 31% dos inquiridos afirmavam não possuir este cartão, valor que desceu para 23% este ano.
O conteúdo 25% dos portugueses utilizam cartão de crédito nas férias aparece primeiro em i9 magazine.