O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) está mais perto de conseguir comprar a obra-prima ?Adoração dos Anjos?, do pintor português Domingos Sequeira. A Fundação Aga Khan anunciou que vai doar 200 mil euros para a aquisição da obra.
O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) está mais perto de conseguir comprar a obra-prima “Adoração dos Anjos”, do pintor português Domingos Sequeira. Esta terça-feira, a Fundação Aga Khan anunciou que vai doar 200 mil euros para a aquisição da obra pelo que, agora, faltam menos de 200 mil euros para que o MNAA consiga comprar o quadro.
No final de Outubro do ano passado, o MNAA lançou uma campanha dirigida a todos os portugueses para comprar a pintura “Adoração dos Anjos”, do pintor português Domingos Sequeira (na imagem abaixo, em auto-retrato), que é considerada uma das maiores obras-primas portuguesas do século XIX. A obra está nas mãos de um particular, cuja identidade não foi revelada.
Num comunicado de imprensa enviado ao Boas Notícias, a Fundação Aga Khan informa que vai contribuir com 200 mil euros para que o quadro de Domingos Sequeira “Adoração dos Magos” integre o acervo do museu.
A campanha de angariação de fundos lançada pelo museu consegue, assim, o maior donativo feito até agora por uma única entidade. Os outros donativos de maior dimensão pertencem aos aeroportos ANA (20 mil euros) e à EDP (15 mil euros).
A entrega formal deste apoio financeiro será feita pelo Príncipe Amyn Aga Khan, irmão e representante pessoal de Sua Alteza o Aga Khan, ao Ministro da Cultura, João Soares, e ao diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, numa cerimónia que terá lugar naquele museu, esta quarta-feira, pelas 17h, revela o comunicado da Fundação.
O mesmo documento revela que “faz parte dos planos do Fundo Aga Khan para a Cultura (…) promover e participar futuramente em mais iniciativas na área da cultura em Portugal, em parceria com o Ministério da Cultura e com a sociedade civil, no âmbito da colaboração existente entre Portugal e o Imamat Ismaili patente na série de acordos recentemente estabelecidos”.
Museu precisa de mais 200 mil euros
De acordo com o jornal Público, que alberga o site da campanha de angariação de fundos, com a doação da Fundação Aga Khan o Museu arrecada mais de 400 mil euros, faltando agora cerca de 200 mil para que a aquisição se concretize.
Neste momento falta apenas um mês para terminar a campanha. Qualquer pessoa poderá visitar o site “Vamos por o Sequeira no Lugar” e comprar alguns pixeis do quadro – a pintura foi dividida em 10 milhões e 800 mil pixeis – sendo que cada pixel custa seis cêntimos.
Uma obra visionária
No seu site oficial, o MNAA afirma que “pela prodigiosa modelação das figuras e da luz, e pela estrutura da composição, 'A Adoração dos Magos' trata-se de uma obra visionária que evidencia uma marca essencial do estilo do pintor: a sua enorme capacidade de síntese entre o clássico e o romântico”.
Este domingo, o bar-discoteca LuxFrágil, em Lisboa, organiza uma festa dedicada a Sequeira, a partir das 18h. Em vez da contribuição de seis cêntimos, é obrigatório pagar, pelo menos, seis euros para entrar no Lux, e os convidados são mesmo desafiados a ser mais generosos, através de múltiplos de seis euros.