Foi anunciado, esta quarta-feira, o lançamento de um concurso dirigido à comunidade portuguesa de developers e smart-ups. A iniciativa, denominada Lisbon Big Apps, pretende encontrar e premiar as melhores aplicações de smartphones para a cidade.
Foi anunciado, esta quarta-feira, o lançamento de um concurso dirigido à comunidade portuguesa de developers e smart-ups. A iniciativa, denominada Lisbon Big Apps, pretende encontrar e premiar as melhores aplicações de smartphones para a cidade de Lisboa com o objetivo de melhorar a vida de todos aqueles que nela vivem, trabalham ou fazem turismo.
O concurso está a ser organizado pela Vodafone Portugal, em colaboração com a iMatch e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (CML). Em comunicado, a operadora explica que a ação junta uma competição de ideias a um programa de desenvolvimento e aceleração de projetos com vista a transformar essas ideias em protótipos e negócios viáveis.
Além dos prémios monetários de 20.000€ para cada um dos três melhores projetos, as equipas vencedoras terão à sua disposição um programa de incubação de seis meses, várias ações de formação e acompanhamento por especialistas em diversas áreas comerciais e técnicas, acesso gratuito a serviços de alojamento de dados em “cloud” e um plano de marketing para divulgação das apps no mercado através de canais de comunicação da Vodafone Portugal.
Os vencedores terão ainda acesso a um conjunto vasto de dados (cerca de 130 “datasets”) disponibilizado pela CML com informação variada sobre entidades, monumentos e outras infraestruturas da cidade de Lisboa.
Angariação de ideias já está a decorrer
O concurso já está aberto em www.lisbonbigapps.com para a angariação de ideias. Após a primeira fase, que decorre até ao dia 8 de abril, serão selecionadas as 15 melhores candidaturas para a fase de desenvolvimento, formação presencial (Open Days) e aperfeiçoamento dos conceitos.
No final, estes conceitos serão avaliados presencialmente por um júri de especialistas numa conferência sobre Big Data a ter lugar no dia 24 de junho na sede da Vodafone Portugal. Os três melhores projetos seguirão, então, para a fase de incubação nos Tec Labs – Centros de Inovação do ISCTE e da FCUL.
Segundo a Vodafone Portugal, esta ação resulta da operadora em parceria com a CLM resulta de uma aposta “em fomentar e acelerar a inovação em Portugal através do incentivo ao empreendedorismo”.
“A Vodafone Portugal, em particular, tem procurado estimular a criatividade na área da Internet Móvel, com várias ações deste género, onde, através do selo 'Vodafone App Factory', cria oportunidades para que as start-ups portuguesas se deem a conhecer e se afirmem quer a nível nacional, quer internacional, contribuindo para o crescimento e internacionalização das áreas tecnológicas da economia portuguesa”, conclui o comunicado.
[Notícia sugerida por David Ferreira]