As primeiras experiências de produção de energia vão iniciar-se este mês na central de biomassa animal da Iberfer, localizada em Tondela. É a primeira unidade deste género que vai produzir energia em Portugal.
As primeiras experiências de produção de energia vão iniciar-se este mês na central de biomassa animal da Iberfer, localizada em Tondela. É a primeira unidade deste género que vai produzir energia em Portugal. A unidade está já toda concluída e deverá produzir energia elétrica a partir de um processo inovador de gaseificação da matéria-prima, de origem animal. Para o processo ficar completo é necessário, depois, a introdução da energia na rede.
A biomassa animal, como os dejetos e as gorduras, pode ser aproveitada para a geração de energia e redução das emissões de gases de efeito estufa. A decomposição de dejetos gera metano, um gás com alto teor energético, que é canalizado para a posterior queima.
O projeto pertence à Iberfer e pretende valorizar a biomassa animal que, de outra forma, iria para a natureza com impactos negativos. A empresa esteve, recentemente, na exposição Portugal Tecnológico 2010 a mostrar as potencialidades da central.
Além das vantagens para o ambiente, no certame, a Iberfer realçou a criação de mais emprego e o desenvolvimento das energias renováveis no país.