Do montante atribuído pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH) do QREN (Quadro Estratégico de Referência Nacional), a maior fatia destina-se à Região Centro, que, com 56 candidaturas aprovadas, vai receber 9,2 milhões de euros.
Numa nota de imprensa, o POPH faz ainda saber que a Região Norte terá ao seu dispor 4,6 milhões de euros pelas 28 candidaturas aprovadas, enquanto que ao Alentejo e a Lisboa serão atribuídos 1,5 e 1,6 milhões de euros, respetivamente. Já o Algarve tem cinco candidaturas aprovadas, no valor de 900 mil euros.
De acordo com Rui Fiolhais, Gestor do POPH, “o programa RAMPA está ao serviço das autarquias que apostam na qualificação dos seus espaços públicos de forma a garantir a mobilidade urbana das pessoas com deficiência ou incapacidade”.
O Programa RAMPA apoia diagnósticos locais ou regionais sobre acessibilidades em meio urbano, ações de sensibilização e de formação nas áreas das acessibilidades ambientais, bem como planos e projetos de âmbito local visando a adaptação de condições de acessibilidade em espaços públicos.