A descoberta foi feita enquanto Trumbull e Larson produziam “2001: Behind the Infinite – The Making of a Masterpiece”, um documentário a respeito deste clássico de Kubrick que foi, contudo, cancelado pela própria Warner devido a problemas com direitos de autor.
As cenas em negativo, que estão em perfeito estado de acordo com a edição brasileira da revista Rolling Stone, seriam aquelas que Kubrick cortou da produção logo após seu lançamento e teriam sido vistas por pouquíssimas pessoas naquela época.
Não se sabe qual será agora o destino destas imagens, mas os fãs esperam que a Warner possa lançar, no futuro, as imagens como parte de uma extra de alguma edição de coleccionador de “2001: Uma Odisseia no Espaço”, mesmo que Stanley Kubrick (1928-1999) as tenha cortado por prejudicarem o ritmo do mítico filme.
No documentário de Larson e Trumbull, que foi responsável por conceber alguns dos efeitos especiais no filme, são mostradas algumas imagens inéditas da produção do filme que é considerado um dos mais importantes da história do cinema. Pode ver o trailer desse documentário no vídeo abaixo que foi divulgado no Youtube.