Cerca de 150 mil cabras vão colaborar na prevenção de incêndios em zonas de risco. Os animais vão, através do seu pastoreio, limpar os campos e as matas em algumas zonas fronteiriças entre Portugal e Espanha.
Segundo o site oficial da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (Confagri), o projeto ‘Self-Prevention’ visa a “prevenção de incêndios e o desenvolvimento económico e rural das zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca”.
Este projeto propõe que a prevenção de incêndios em zonas de risco e difícil acesso seja feita por cabras, por estas serem animais bastante flexíveis que se alimentam do pasto em qualquer zona por onde passem.
O “Self Prevention” pressupõe a criação de uma empresa, com capitais públicos e privados, que ficará responsável pela distribuição dos caprinos e pela criação de equipamentos que sustentem a rentabilidade económica do projeto, através da produção e comercialização de leite e derivados.
A iniciativa assenta num investimento global de 90 milhões e euros e irá gerar uma oferta laboral de 700 postos de trabalho.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]