Além desta solução permitir a redução do tempo de distribuição, no caso dos carteiros que andam a pé, representa, sobretudo, uma mais-valia a nível ambiental.
Estima-se que, no conjunto, estas 150 bicicletas percorram diariamente cerca de 1.400 km, quase uma volta a Portugal em bicicleta por di, o que permite à empresa reduzir a produção de 50 toneladas de CO2 por ano.
Em comparação com a distribuição de correio com o uso de motociclos, este novo projeto permite reduzir a emissão de gases para um décimo, abolir quase totalmente o ruído e contribui ainda para descongestionar o espaço viário.
Bicicletas produzidas pela portuguesa Órbita
O projeto tem vindo a ser testado desde 2010, como noticiou, na altura, o Boas Notícias, mas só agora entra em vigor com a utilização de bicicletas produzidas em Portugal.
No total, os Correios adquiriram 150 bicicletas existentes (122 para distribuição e as restantes para reserva) que foram desenhadas especialmente para os carteiros, através da introdução de acessórios específicos. A Órbita, com sede em Águeda, foi a empresa escolhida – em concurso público – para o desenvolvimento do projeto.
Neste momento, a frota dos CTT é composta por 224 veículos ecológicos, entre viaturas elétricas ligeiras de distribuição, scooters elétricas, bicicletas normais, bicicletas elétricas e viaturas híbridas.
Público pode experimentar bicicletas
Com esta iniciativa, a empresa torna-se no 6º operador postal do mundo com melhor desempenho carbónico.
O arranque do projeto vai decorrer no próximo dia 28 de Maio, pelas 10h30, com a saída de cinco carteiros da praça da Gare do Oriente, em Lisboa, que vão distribuir correio, nesse dia, na área do Parque das Nações.
No mesmo dia, durante a manhã e até às 14h30, os CTT vão colocar em exibição 100 bicicletas, na referida praça, para que todos possam ver e experimentar o novo meio de transporte, antes que estas sejam enviadas para o resto do país.
Notícia sugerida por Diana Rodrigues