Segundo a Fundação Fé e Cooperação (FEC) cerca de 1403 portugueses dedicam-se a ações de voluntariado missionário em 2017. 389 jovens e adultos realizam projetos de voluntariado missionário em países em vias de desenvolvimento e 1014 desenvolve atividades de voluntariado/missão em Portugal. Um número global mais alto do que em período homólogo verificando-se um aumento no número de voluntários que parte para missões fora da Europa.
África, América do Sul, América Central, Ásia e Europa recebem os 389 voluntários portugueses, distribuídos entre projetos de curta e longa duração. Cabo Verde vai acolher 89 voluntários, Moçambique 76, São Tomé e Príncipe recebe 70, Guiné-Bissau 65, Angola 38, Brasil 27, Timor Leste 9, Espanha 5, Honduras 4 e Zâmbia acolhe 2. Com destino à República Centro Africana partem dois voluntários e para o Perú partem outros dois voluntários.
349 pessoas partem para projetos de curta duração, isto é, em missões que podem ir de 15 dias a seis meses. 40 pessoas partem em projetos de longa duração (entre 7 meses a 2 ou mais anos). No total, 70% são mulheres e 30% homens.
Estes dados resultam de um inquérito feito a 61 Entidades com diferentes estatutos que integram a Rede de Voluntariado Missionário coordenada pela FEC, nomeadamente ONGD, IPSS, Associações Juvenis, Congregações Religiosas, Paróquias, Dioceses, Fundações e grupos informais de jovens e adultos.