O Museu Alberto Sampaio é um dos projetos a apoiar com direto a 2,9 milhões de euros para obras de ampliação. O investimento no museu é justificado pela oportunidade de “desenvolvimento cultural, social e económico” para a região.
Guimarães já recebeu 3,7 milhões da verba total em 2009 e o resto será transferido até 2012.
Em maio do ano passado, Guimarães foi oficialmente designada capital europeia da Cultura em 2012, em conjunto com a cidade eslovena de Maribor, durante uma reunião de ministros da Cultura da União Europeia, em Bruxelas.
Em comunicado citado pela Rádio Renascença, o Ministério da Cultura diz reconhecer “a oportunidade que este acontecimento proporciona à cidade e à região para alcançar um novo patamar de desenvolvimento cultural, social e económico”.
Espera assim contribuir para “a valorização da qualidade de vida urbana e da excelência do espaço público e patrimonial e da consolidação de uma oferta cultural inovadora, criativa e de projecção internacional”.
O apoio surge exatamente numa altura quem o gabinete de Gabriela Canavilhas anunciou um corte excecional de 10% nos financiamentos estatais dos organismos e instituições da Cultura.
A candidatura da cidade, considerada Património da Humanidade pelas Nações Unidas, tinha sido lançada no final de 2006.