Portugal vai estar representado no Festival de Cinema de Roma, em Itália, através de 13 filmes de produção nacional.
Portugal vai estar representado no Festival Internacional de Cinema de Roma, em Itália, através de 13 filmes de produção nacional. Entre as obras que serão exibidas no evento que arranca esta sexta-feira estão trabalhos encomendados a realizadores portugueses e estrangeiros no âmbito de Guimarães Capital Europeia da Cultura.
De acordo com a agência Lusa, todos os filmes selecionados serão exibidos na secção Cinema XXI, que abrirá oficialmente com a estreia mundial de “Centro Histórico”, soma de quatro curtas-metragens com Guimarães como pano de fundo, realizadas por Pedro Costa, Manoel de Oliveira e ainda pelo finlandês Aki Kaurismaki e pelo espanhol Victor Erice.
Em competição naquela secção estarão dois filmes portugueses: “Photo”, a primeira longa-metragem de Carlos Saboga, protagonizada pela atriz francesa Anna que, até ao momento, tem trabalhado no cinema como argumentista, e a curta-metragem “Quatro Horas Descalço”, de Ico Costa.
Fora de competição vai ser mostrado na capital italiana o filme “O Fantasma do Novais”, de Margarida Gil, sobre o escritor, jornalista e crítico vimaranense Joaquim Novais Teixeira – uma encomenda da Capital Europeia da Cultura 2012 – e ainda seis curtas-metragens repartidas por dois blocos: Guimarães Transveral e Histórias de Guimarães.
O júri da secção CinemaXXI, que distinguirá os melhores filmes do festival, que se realiza entre 9 e 17 de Novembro, é presidido pelo artista visual Douglas Gordon.
Clique AQUI para aceder ao site oficial do Festival Internacional de Cinema de Roma.