Do teatro ao cinema, passando pela dança e pela música, vários artistas portugueses reclamam a cultura de volta e decidiram convocar uma manifestação para dia 13 de Outubro. O protesto vai contar com concertos mas também com momentos de teatro, artistas de rua e leitura de poesia
O palco principal do protesto volta a ser a Praça de Espanha, em Lisboa, tal como aconteceu nas manifestações de 15 de Setembro, mas estão previstas ações em todo o país. Porto, Viseu, Aveiro, Braga, Caldas da Rainha, Faro ou Évora são algumas das outras cidades que, este sábado, vão receber estas manifestações.
Em Lisboa, o evento (que no Facebook já tem quase 8.000 seguidores) conta com a participação de artistas como Camané, Dead Combo, Carlos Mendes, Deolinda, Rádio Macau, Vitorino, Janita Salomé, A Naifa, Diabo a Sete, Peste e Sida, Chullage ou Quarteto Lopes Graça.
15 projetos musicais no Porto
No Porto, a concentração vai decorrer na Praça D. João I, junto ao Rivoli, e segundo a página do Facebook do evento está já confirmada a presença de cerca de 15 projetos musicais, entre eles Clã, Manuel Cruz (Ex-Ornatos Violeta), As Três Marias e Nuno Prata.
Segundo comunicado enviado ao Boas Notícias, a cantora Jacinta também apoia o protesto e estará presente, no Porto, onde vai participar nos concertos.
Jacinta oferece cópias do disco “Convexo” em Lisboa
Embora não se desloque fisicamente a Lisboa, a cantora vai apoiar o protesto da capital distribuindo 5.000 mil cópias do seu disco “Convexo”, com música de Zeca Afonso.
“Nada melhor do que evocar para este protesto o maior canta autor Português de todos os tempos”, diz a editora da cantora em comunicado.