A ideia original da Estónia, iniciada em 2008, teve desde logo resultados práticos naquele país europeu: num único dia, os participantes limparam o equivalente ao que o Estado limparia em três anos, com um custo de 22 milhões de euros.
Pioneira em Portugal, a ideia será realizada pela primeira vez em terras lusas, trazida pelos mentores nacionais Nuno Mendes, Paulo Torres e Rui Marinho, com o intuito de livrar as paisagens portuguesas de depósitos ilegais de entulho, eletrodomésticos, plásticos, pneus e outros atos que menos orgulham o país.
Iniciada através da rede social Facebook, o projeto tomou proporções nacionais tendo obtido o patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, entre muitas outras entidades púbicas e privadas.
Foram também as redes sociais que ajudaram o Projeto Limpar Portugal a identificar cerca de 13 mil lixeiras, denunciadas principalmente pelos cidadão próximos das mesmas.
Os resíduos recolhidos serão aceites em parte por empresas públicas de gestão de resíduos e neste âmbito os objetos resgatados das ruas estarão isentos de qualquer taxa.
Ainda é possível juntar-se ao movimento Limpar Portugal, bastando para isso aceder ao site.