A campanha "Vida é Movimento" vai juntar mais de 100 médicos numa corrida de sensibilização para as doenças ortopédicas, em Albufeira, Algarve.
A campanha “Vida é Movimento” vai juntar mais de 100 médicos numa corrida de sensibilização para as doenças ortopédicas, no próximo dia 24 de Outubro, na Herdade dos Salgados em Albufeira.
“O nosso principal objetivo é apelar aos doentes que se articulem e continuem a movimentar-se, pela sua saúde”, explica Jorge Mineiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.
“As doenças ortopédicas limitam a mobilidade, reduzem a produtividade e afetam gravemente a qualidade de vida das pessoas, em qualquer idade. No entanto, por desconhecimento ou medo, mais de metade dos doentes não procura ajuda médica para resolver o seu problema, vivendo diariamente com dor, sem qualquer articulação ou movimento”, acrescencou o especialista.
Esta prova, sem classificação e sem cronometragem, integra-se no Congresso Nacional de Traumatologia e Ortopedia, o maior evento anual nesta área, que conta com mais de 1.000 profissionais de saúde.
A campanha “Vida é Movimento”, com o mote “Articule-se” visa aumentar o conhecimento sobre as doenças ortopédicas que afetam ossos e articulações e que são a maior fonte de dor e incapacidade em todo o mundo.
A iniciativa tem também como objetivos desmistificar o tratamento cirúrgico das doenças ortopédicas e a colocação de próteses, e clarificar os mitos ainda existentes sobre a qualidade de vida das pessoas portadores destes dispositivos médicos.