O Grupo Adecco e o Boas Notícias avançam com 10 regras de ouro para a construção de um CV que seja do agrado dos recrutadores. Existem vários estilos de currículos, contudo, o mais importante é que este seja eficaz na transmissão das suas competências e conhecimentos, transformando-o num forte candidato.
1. Coloque-se no lugar do empregador
Antes de mais, há que perceber que tipo de pessoa estão à procura para a vaga em questão e responder em conformidade. Quanto mais eficazmente mostrar uma correspondência clara entre as competências requisitadas e aquelas que possui melhor.
2. Seja honesto e factual
Ao mentir no CV poderá ser um desperdício do seu tempo e do empregador se tal for detetado. Ao invés disso, realce as suas reais capacidades e competências que vão ao encontro do que o empregador procura.
3. Torne-se fácil de contactar
Apesar de parecer óbvio, nem todos o fazem! Coloque todos os seus contactos (nome, morada, telefone e email) facilmente detetáveis e se tem um website que poderá agregar valor à candidatura inclua também a sua hiperligação.
4. Foco no valor
Lembre-se que o leitor terá duas questões em mente: Esta pessoa consegue desempenhar o cargo anunciado? Terá o perfil adequado para se encaixar nesta empresa?
Apresente-se com uma forte, simples e breve declaração de posicionamento que sintetize os seus atributos pessoais e profissionais com foco no que tem para oferecer à empresa.
Demonstre se o seu envolvimento em projetos trouxe retorno do investimento. Por exemplo, em vez de referir apenas que coordenou uma equipa, apresente os resultados que daí surgiram: Melhorou a produtividade ou a eficiência?
5. Adeque o seu CV à oferta em questão
Faça várias versões do seu currículo, para estar o mais adaptado possível a uma determinada oferta. Por exemplo, se esta pedir experiência em cargos de comunicação coloque-a em destaque.
6. Layout
Utilize um layout organizado com com muito espaço em branco e margens largas. Se possível, apresente o CV apenas numa página; escolha uma única família tipográfica, com o corpo de texto em tamanho 10 a 12; nos títulos, utilize um tamanho máximo de 16 para títulos e opte pelo negrito em vez de o colocar totalmente em maiúsculas ou sublinhar.
7. Atenção à linguagem
Mantenha a informação concisa e livre de jargões; Use frases curtas e bullet-points; Não se refira a si mesmo como “Eu” ou pelo nome; Verifique a ortografia e a gramática para que não constem erros.
8. Criatividade
Se a sua área de atuação permite apresentar currículos que possam ir além do convencional, utilize-o a seu favor para causar uma melhor impressão no recrutador e convencê-lo das suas habilidades.
9. Experiência profissional
Os recrutadores geralmente estão interessados nos seus empregos mais recentes, então concentre-se nas suas duas últimas posições embora possa querer destacar papéis anteriores se forem relevantes para o cargo em causa.
Comece da sua posição mais recente para a mais antiga; Indique cargo, datas de início e de fim, nome da empresa e uma breve descrição das suas responsabilidades. No caso de uma promoção dentro da mesma empresa trate-a como uma posição distinta e adicione conteúdo em conformidade.
10. Referências
Poderá incluir os nomes e detalhes de contato de suas referências em seu currículo, mas não é algo obrigatório num CV. De qualquer das formas, é importante que estas estejam alertas para um eventual contacto.