A rede INES (Innovation Network of European Showcases) é um projeto europeu de cooperação fundado por sete festivais – entre eles o Westway LAB [Portugal] – juntamente com a Gigmit, plataforma digital internacional de agenciamento de artistas, que pretende promover sinergias entre vários países europeus e suas indústrias musicais, colocando particular enfoque na circulação internacional de artistas e profissionais da área, no continente europeu. Para melhor cumprir essa meta, a INES continuará a expandir a sua rede a mais parceiros, tendo entretanto acolhido 4 novos membros associados: c/o pop, Budapest Showcase Hub, Linecheck e Nouvelle Prague.
“A rede INES continua em expansão e, brevemente, passará a incluir outros festivais o que significa que as oportunidades de circulação de artistas portugueses pelas festivais da rede e países europeus será cada vez maior e com melhores resultados”, refere Rui Torrinha, diretor artístico do Westway LAB.
Centenas de músicos e bandas dos 12 países participantes (Áustria, Alemanha, Luxemburgo, Reino Unido, Itália, Polónia, Portugal, Suécia, Espanha, Eslovénia, Hungria e República Checa), inscreveram-se no INES#TALENT 2019. Desse grupo de interessados, foram escolhidos 104 projetos que passam a constituir o INES#TALENT 2019 e 10 deles são portugueses: Daily Misconceptions, ERMO, Fogo Fogo, Lucas, Mathilda, Mirror People, Mister Roland, O Gajo, Paraguaii e Surma.
Estes artistas passam a integrar esta rede de circulação europeia e passam a ter acesso a mais de 100 slots disponíveis exclusivamente para atuação de artistas da rede INES#TALENT nos festivais de showcase parceiros desta iniciativa.
“Os artistas OMIRI, :papercutz, Quest, Moonshiners, We Bless This Mess, Serushiô, Dear Telephone, LINCE, Noiserv e Sensible Soccers fizeram parte do programa INES#TALENT 2018 e apresentam já evidências de uma maior circulação por showcase festivals na Europa como resultado direto da presença no programa”, acrescenta Rui Torrinha