1.229 instituições de ensino de 209 municípios portugueses receberam bandeiras verdes Eco-Escolas, esta terça-feira, em Gondomar, pelo uso de "boas práticas de sustentabilidade".
1.229 instituições de ensino de 209 municípios portugueses receberam bandeiras verdes Eco-Escolas, esta terça-feira, em Gondomar, pelo uso de “boas práticas de sustentabilidade”.
Esta distinção foi feita pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), organização não-governamental de ambiente, que distingue o trabalho desenvolvido pelas organizações que promovem um desenvolvimento sustentável.
José Archer, presidente da ABAE, explica à Lusa que estes estabelecimentos “implementaram o projeto e cumpriram os objetivos a que se tinham proposto num ano particularmente difícil, em que houve várias alterações dentro das escolas”.
Embora este ano tenha havido uma “diminuição marginal” de número de escolas a concorrer para esta distinção, registou-se “um aumento de escolas premiadas, sendo que “mais de 85% das escolas inscritas foram distinguidas”.
Consequentemente, o diretor da associação destaca “o extraordinário empenho e motivação dos alunos, dos professores, das escolas e das comunidades onde estão inseridos”.
A cerimónia de entrega decorreu no pavilhão Multiusos de Gondomar e contou com a presença do presidente da câmara, Valentim Loureiro.