A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso acaba de anunciar a implementação, a partir de 2013, de uma medida inovadora de incentivo à natalidade, que pretende também promover o comércio local do concelho.
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso acaba de anunciar a implementação, a partir de 2013, de uma medida inovadora de incentivo à natalidade. Além de procurar apoiar os casais que decidam ter filhos no próximo ano, a iniciativa “NaturaLanhoso” pretende também promover o comércio local do concelho.
Em comunicado, o autarca povense Manuel Baptista explicou que esta medida, que deverá ser posta em prática durante o primeiro trimestre do ano que vem, vai permitir a atribuição de um apoio financeiro a ser descontado no comércio local com produtos para os recém-nascidos” e adiantou que o município está já a “finalizar o seu regulamento”.
Em 2013, as famílias com filhos vão, então, passar a dispor de um vale com valor até 1.000 euros para adquirirem produtos para o recém-nascido no comércio local. A medida visa, deste modo, ao mesmo tempo que alivia os encargos financeiros dos casais, contribuir também para dinamizar as lojas tradicionais que muito têm sofrido com a crise.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), a Póvoa de Lanhoso registou, em 2010, uma taxa de natalidade bruta de 8,2, o que significa que nasceram oito crianças por cada mil habitantes. Com esta ação, a autarquia procura, portanto, contribuir para aumentar o número de povenses, assim como para “fomentar uma sólida tendência de crescimento da natalidade”.
Saliente-se que a governação autárquica em 2013 vai ficar fortemente marcada pelo reforço de medidas sociais. Além da “NaturLanhoso”, o município está também a ampliar os apoios no que diz respeito a bolsas de estudo ou apoios à renda de casa.