Negócios e Empreendorismo

Zona Euro: prazos maiores, juros mais baixos

NULL
Versão para impressão
O Eurogrupo esteve reunido esta segunda-feira, em Bruxelas, e decidiu apresentar, em breve, novas propostas para aumentar os prazos e reduzir as taxas de juro dos empréstimos aos países europeus que estão a ser apoiados pela Troika.

As oito horas de reunião entre ministros das finanças europeus trouxeram novas medidas a aplicar. A “melhoria da flexibilidade e do alcance do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), aumentando a maturidade dos empréstimos e baixando as taxas de juro” são os procedimentos a tomar com o objetivo de, segundo declarações do presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, proteger a estabilidade da Zona Euro e melhorar a sua capacidade de reagir a contágios.

O comunicado de Jean-Claude Juncker foi ainda bastante vago, não apresentando datas nem decisões concretas para aplicar. No entanto, ficaram abertas algumas propostas como aumentos dos prazos para empréstimos e a redução das taxas de juro que lhes estão associadas.

Grupo de apoio à Grécia

Em relação à questão grega, vai ser criado um grupo de trabalho para propor medidas de resposta à crise e formas de financiar um programa de ajustamento plurianual para a Grécia. Este grupo pretende ainda reduzir os custos do serviço da dívida e encontrar formas de melhorar a sua sustentabilidade. Para isto, Jean-Claude Junker informou que o setor privado vai ser envolvido neste segundo resgate à Grécia.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório