Ciência

YouTube Space Lab: Duas equipas lusas na final

Duas equipas de jovens portugueses estão entre as 60 finalistas que concorreram ao YouTube Space Lab, uma competição mundial que pretende levar à Estação Espacial Internacional (EEI) experiências idealizadas pelos participantes.
Versão para impressão

Duas equipas de jovens portugueses estão entre as 60 finalistas que concorreram ao YouTube Space Lab, uma competição mundial que pretende levar à Estação Espacial Internacional (EEI) experiências idealizadas pelos participantes. No total, a competição recebeu mais de 40 mil de candidaturas.

Para participar no concurso, os jovens tiveram que apresentar, num vídeo de dois minutos, uma experiência científica que possa depois vir a ser testada na Estação Espacial Internacional, ou seja, num local sem gravidade.

Ambas as equipas finalistas portuguesas apostaram em experiências para produzir etanol a partir de levedura de cerveja e em situação de microgravidade. Os dois projetos acreditam que as condições do espaço podem aumentar e melhorar a capacidade de produção deste biocombustível.

[Veja abaixo o vídeo da equipa formadas por Daniel Carvalho, Guilherme Aresta, Miguel Ferreira e, no link acima, o vídeo da outra equipa finalista].

A votação dos projetos – que decorre até dia 24 deste mês – está aberta à comunidade de utilizadores do Youtube. Mas a eleição dos dois grandes vencedores passa também por um painel de juízes que inclui o cientista Stephen Hawking, o fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberté, e astronautas europeus, japoneses e norte-americanos.

Além dos dois grandes vencedores, cuja experiência será reproduzida na EEI e transmitida em direto pelo Youtube, serão escolhidos 10 finalistas de três regiões geográficas diferentes em duas categorias etárias (14-16 e 17-18 anos). Estes finalistas serão convidados para viajar até Washington assistir ao anúncio dos prémios finais.

Clique AQUI para aceder à página do YouTube Space Lab e conhecer os projetos dos 60 finalistas.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]  

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório