Ambiente

Voluntários voltam a “Limpar Portugal”

Várias ações de sensibilização e limpeza vão desenrolar-se em todo o país, durante este fim de semana, no âmbito da comemoração do primeiro aniversário do projeto "Limpar Portugal", que coincide também com o Ano Internacional da Floresta. 
Versão para impressão
Várias ações de sensibilização e limpeza vão desenrolar-se em todo o país, durante este fim de semana, no âmbito da comemoração do primeiro aniversário do projeto “Limpar Portugal”, que coincide também com o Ano Internacional da Floresta.

Na região Norte, prevêem-se ações em três locais, incluindo um raid fotográfico em Barcelos e limpezas. No distrito do Porto, haverá uma “versão simplificada” do Limpar Amarante 2011, um almoço de comemoração e uma caminhada na Serra de Santa Justa, em Valongo.

No Centro, repete-se a agenda com ações de limpeza; em Vagos está combinado um piquenique solar, que ensina e mostra como cozinhar com a energia do sol, e em Almada será inaugurada uma exposição fotográfica alusiva ao projeto “Limpar Portugal”.

Um pouco mais a Sul, em Coruche, os participantes são convidados a participar numa limpeza que comemora também o Dia do Pai. Já no Alentejo, “Caminhar, Limpar e Plantar” em defesa do ambiente é o tema agendado para Reguengos de Monsaraz.

Na Madeira, em Câmara de Lobos, e nos Açores, em Lajes do Pico, assinala-se também o dia, com limpeza de pontos.

Em 2010, mais de 100 mil pessoas limparam Portugal, mas este ano a organização optou por não repetir a remoção de grandes quantidades de resíduos, monstros e entulhos.

“Este ano, deverá ser uma atividade ´soft e educativa`, concentrada nos plásticos, vidros, papel/cartão e metais que continuam a ser amontoados um pouco por todo o lado, facilmente separáveis e passíveis de reciclagem”, anunciou a Associação Mãos à Obra Portugal à agência Lusa.

A AMO entende que as suas “energias” não devem ser concentradas em limpar, por não quererem continuar a fazer o “serviço que cabe às autoridades”.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub