Mundo

Violino Stradivarius leiloado para ajudar Japão

NULL
Versão para impressão

Um violino Stradivarius, conhecido com Lady Blunt, avaliado em 10 milhões de dólares, será leiloado para recolher fundos a favor das vítimas do sismo e tsunami que afetou o Japão.

O violino construído em 1721 está em excelentes condições e integra a coleção de instrumentos da Fundação Nipónica de Música. Será vendido num leilão online no próximo dia 20 de junho.

A leiloeira Tarisio descreveu a decisão de vender o melhor violino da coleção desta Fundação como “um gesto de profunda generosidade”.

Segundo os últimos números divulgados sobre a tragédia no Japão, cerca de 14,704 morreram e outras 10,969 ainda estão desaparecidas na sequência da dupla catástrofe natural.

O presidente da Fundação Nipónica de Música explicou à BBC que “cada instrumento desta coleção é muito querido por nós, contudo, devido a extensão da devastação no Japão é muito séria e sentimos que toda a gente, incluindo organizações, têm de fazer um sacrifício pelos que foram afetados por esta tragédia”.

De acordo com um especialista norte-americano, o Lady Blunt será talvez o mais bem-preservado Stradivarius colocado à venda no último século. O violino recebeu o nome de um dos seus proprietários, Lady Anne Blunt, neta do poeta inglês Lord Byron.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub