Saúde

Vinho: Casta da Beira Interior faz bem à saúde

NULL
Versão para impressão
Uma investigação portuguesa na área da biomedicina revelou que os vinhos produzidos na Beira Interior ajudam na prevenção de doenças como o cancro do estômago, diabetes e doenças cardiovasculares devido à alta concentração de substâncias antioxidantes.

Segundo o estudo realizado por Luísa Paulo, investigadora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, os vinhos tintos produzidos na Beira Interior possuem maiores concentrações de resveratrol, substância antioxidante associada à prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes.

Esta substância é inibidora da multiplicação da bactéria responsável pelo aparecimento de tumores no estômago, explica ao Boas Notícias a investigadora sublinhando que, dos vinhos tintos da Beira Interior, os que apresentaram “maiores teores de resveratrol são os da casta touriga nacional”.

A investigadora explicou que “esta casta contém 10 microgramas de resveratrol por mililitro, enquanto um vinho tinto de outras castas contém 2 microgramas por mililitro.”

Luísa Paulo adiantou à redação do Boas Notícias que a quantidade de vinho a consumir para a prevenção ser acionada é a mesma recomendada pelos médicos: um copo de vinho tinto ao almoço.

A produção da substância é uma forma de defesa que as plantas possuem. Os elevados teores de resveratrol no vinho da região são atribuídos às amplitudes térmicas a que as videiras estão sujeitas.

Para este trabalho – que resultou numa tese de doutoramento – a técnica superior do Centro de Apoio à Transferência Tecnológica Agroindustrial, em Castelo Branco, analisou 186 amostras de vinhos de todo o país.

Luísa Paulo já viu parte dos resultados publicados em três revistas científicas internacionais da rede Pubmed: “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, “Food International Chemistry” e “World Journal Microbiology and Biotechnology.”

[Notícia sugerida por Alice Quintas]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório