Desporto

Viagem ao surf debaixo de água

NULL
Versão para impressão
A onda perfeita é o sonho de qualquer surfista e quem assiste ao desenrolar da espuma sempre teve curiosidade de saber o que acontece abaixo da superfície. Captar os movimentos dos surfistas debaixo de água é o mote do último projeto do fotógrafo australiano Mark Tipple: The Underwater Project.

Foi depois de adquirir uma câmara para filmar tubarões a curta distância, num documentário filmado no México, que Mark Tipple começou a filmar surfistas. Mesmo sendo praticante de surf, o fotógrafo sempre teve curiosidade em saber o que acontece abaixo da superfície.

A primeira foto [imagem acima] que desencadeou todo o projeto, Mark batizou-a com o nome “Escape” [na foto]. “Virei a câmara e fotografei enquanto os surfistas se movimentavam debaixo de água para escapar à onda. Quando cheguei à superfície e olhei para o LED da câmara soube naquele exato momento que tinha a primeira imagem do projeto que já tinha em mente há cerca dez anos atrás, quando comecei a fotografar”, explica no site oficial de Underwater Project.

Image and video hosting by TinyPic

Contactado pelo Boas Notícias, Mark explicou que se tem deparado com alguns desafios ao longo deste trabalho. O momento “mais marcante” terá sido no sul da Austrália quando, num dos recifes, foi “surpreendido por ondas maiores do que pensava”, recorda. Mesmo correndo riscos, Mark conta-nos que “foi uma das melhores fotografias, porque o surfista mergulhou a fundo numa das ondas de maior comprimento e foi só disparar a máquina.”

A série de imagens tem sido elogiada um pouco por todo o mundo, com destaques em vários meios de comunicação como a BBC. Mas Mark afirma que, na Austrália, as pessoas não mostram grande entusiasmo. “Talvez por viverem rodeados pelo Oceano… Nós (australianos) mergulhamos no mar quase todos os dias”, conta-nos Tipple.

Causas sociais

Atualmente Mark está envolvido num novo projeto dirigido a causas humanitárias, criado também por si, “Gallery for Justice”. O objetivo é “dar destaque, através de imagens, a problemas sociais que tradicionalmente são negligenciados pelos media.” Tipple já fotografou, entre outros temas, as crianças pedintes e os colectores de lixo de Jakarta (Indonésia).
 
De momento, Mark encontra-se a trabalhar com um produtor e brevemente vai fotografar no Havai e na Islândia. Mark revelou ao Boas Notícias que está a realizar um projeto multimédia sobre pessoas que vivem e que dedicam as suas vidas ao oceano e adianta que gostaria, um dia, de fotografar em Portugal “nas ondas da Nazaré”.
 
Clique AQUI para aceder ao projeto “Gallery for Justice” e AQUI para visitar o “Underwater Projet”.

Image and video hosting by TinyPic

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório