Mundo

Venezuela elogia contributo dos portugueses no país

O presidente do município de Sucre, estado a leste de Caracas, na Venezuela, elogiou, no sábado, a contribuição dos portugueses para o desenvolvimento daquele país latino-americano, bem como a forma como se integraram na sociedade.
Versão para impressão
O presidente do município de Sucre, estado a leste de Caracas, na Venezuela, elogiou, no sábado, a contribuição dos portugueses para o desenvolvimento daquele país latino-americano, bem como a forma como se integraram na sociedade, que ajudou a que os dois povos sejam hoje “uma só comunidade”.
 
O governante, Carlos Ocariz, falou aos jornalistas à margem da inauguração da Praça de Luís de Camões, uma iniciativa do Centro Português de Caracas para homenagear a cultura portuguesa na Venezuela.
 
Segundo Ocariz, a “cultura portuguesa está enraizada por todas as zonas” do país e “em qualquer comunidade (local), de qualquer tipo, há um legado, um rasto e o rosto da comunidade portuguesa”. “Os portugueses instalaram-se aqui e amaram a Venezuela como a sua pátria. À Avenida Luís de Camões faltava-lhe a praça que hoje inaugurámos”, afirmou.
 
“Os portugueses têm sido protagonistas desta América Latina que está a surgir, a progredir e a fortalecer-se, graças também à descendência dos portugueses que vieram para o nosso país na segunda metade do século passado”, considerou o responsável.
 
“Estamos orgulhosos, sentimo-nos como uma só [comunidade]. Somos os mesmos, portugueses e venezuelanos”, defendeu, garantindo sentir-se “orgulhoso de que esse grande português, poeta, que faz parte da cultura portuguesa, tenha a sua primeira praça na Venezuela”, mais precisamente em Macaracuay.
 
Carlos Ocariz aproveitou ainda a oportunidade para recordar que, pouco a pouco, a comunidade portuguesa residente na Venezuela foi “ficando [no país], deixando sementes, progresso e criando muito emprego” e que há, naquela nação, “amigos portugueses que têm empresas muito fortes e grandes”.
 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub