Mundo

Velejadora holandesa de 14 anos parte de Portugal

Uma adolescente holandesa com 14 anos prepara-se para ser a velejadora mais nova do mundo a circum-navegar a solo o globo. Laura Dekker viu esta semana aprovada a sua intenção por um tribunal holandês, por ser menor, e prepara-se agora para partir pa
Versão para impressão
Uma adolescente holandesa com 14 anos prepara-se para ser a velejadora mais nova do mundo a circum-navegar a solo o globo. Laura Dekker viu esta semana aprovada a sua intenção por um tribunal holandês, por ser menor, e prepara-se agora para partir para Portugal e dar assim início à sua aventura.

“Se tudo correr como espero, posso partir para Portugal nas próximas duas semanas”, anunciou Laura Dekker no blogue oficial citado pelo The Guardian.

A ser bem sucedida Laura Dekker irá superar o recorde da australiana Jessica Watson de 16 anos que se tornou este ano na mais nova velejadora a circum-navegar o globo a solo.

Laura foi notícia no ano passado, ao tentar iniciar a viagem em volta do mundo a solo. A tentativa foi travada por um tribunal já que tinha apenas 13 anos. Na altura a situação provocou um intenso debate sobre a responsabilidade parental em deixar um adolescente sozinha fazer a travessia em busca de um recorde.

Desde então a jovem tem estado sobre observação estatal. Em dezembro tentou fugir para as Antilhas mas acabou por ser encontrada.

O Conselho de Proteção da Criança tentou argumentar que ela não tinha consciência dos riscos relacionados a uma volta ao mundo solitária em seu veleiro “Guppy”.

“Várias pessoas expressaram sua opinião e julgamentos a meu respeito, mas eles não me conhecem. Eu acho isso uma pena”, declarou Laura Dekker no seu site na internet, afirmando saber usar o leme sozinha desde os quatro anos.

 Esta semana o tribunal não se pronunciou sobre o direito da jovem de desafiar o perigo, mas limitou-se a recusar estender por mais um ano a ordem de custódia que a agência holandesa de protecção infantil detinha sobre Dekker e que a impedia navegar sozinha.

A navegadora tem um novo veleiro de dois mastros e 11,5 m. Conta com o apoio dos pais desde o início. Dekker nasceu em um porto da Nova Zelândia durante uma volta ao mundo de sete anos realizada pelos seus pais num veleiro.

Segundo a AFP, a Laura ganhou sua primeira embarcação aos seis anos e, aos 11, navegou sozinha durante sete semanas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório