Saúde

Vacina revela resultados contra cancro de pele

Apesar de ter sido inicialmente utilizada para tratar a herpes, a vacina desenvolvida por investigadores norte-americanos revelou efeitos positivos no combate do melanoma, o tipo mais perigoso de cancro de pele. Dos 50 pacientes submetidos ao tratame
Versão para impressão
Apesar de ter sido inicialmente utilizada para tratar a herpes, a vacina
desenvolvida por investigadores norte-americanos revelou efeitos
positivos no combate do melanoma, o tipo mais perigoso de cancro de
pele. Dos 50 pacientes submetidos ao tratamento, oito recuperaram
totalmente e quatro reagiram positivamente, embora de forma parcial, e
curaram-se depois de uma cirurgia.  

A descoberta não foi intencional; a vacina OncoVEX foi aplicada acidentalmente numa amostra de células cancerígenas. A partir daí, os investigadores da Rush University (Chicago) puderam verificar que a OncoVEX não só combate as células cancerígenas sem afetar as saudáveis, como ainda possui agentes biológicos que reforçam a resposta do sistema imunológico ao melanoma.

“Existem muito poucas opções de tratamento para pacientes cujo melanoma esteja já em avançado estado, e nenhuma delas é satisfatória. Por isso é que os oncologistas estão entusiasmados com os resultados obtidos por este estudo”, afirmou o Dr. Howard Kaufman, do Rush Medical College, em comunicado oficial da instituição.

Image and video hosting by TinyPic
A imagem mostra como atua a OncoVex nas células cancerígenas. Fonte: Ciência Hoje

A vacina vai avançar para a terceira fase de testes, durante a qual cerca de 430 pacientes norte-americanos devem ser submetidos ao tratamento, recebendo uma injeção a cada duas semanas, em 24 sessões. Os pacientes serão posteriormente acompanhados por dois anos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório