Em Destaque Saúde

Vacina criada para prevenir cancro

Pretende ajudar o organismo a combater o cancro com as suas próprias defesas
Versão para impressão
por redação

Uma nanovacina (vacina administrada através de partículas microscópias) foi desenvolvida pelos Investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Esta inovação foi criada contra diversos cancros, como o da pele, do cólon, do reto e foi experimentada em ratos.

Consistem em proteínas do tumor que podem ser reconhecidas pelo sistema imunitário e que estão no interior de uma nanopartícula de polímero sintético.

Com as minúsculas partículas que vão direcionadas para o alvo, estimulam o sistema imunitário a desencadear uma resposta contra agentes agressores.

Num estudo publicado da revista Nature Nanotechnology foram examinadas diversas variedades de tumores associados a vários tipos de cancro e, na maioria, a nanovacina abrandou o crescimento do tumor e prolongou a vida dos animais.

Os cientistas continuam a trabalhar com médicos para administrar a vacina a doentes com cancro e, segundo os investigadores, o conjunto de nanovacinas com radioterapia ou outras imunoterapias pode aumentar num futuro próximo a eficácia dos tratamentos contra o cancro.

 

notícia sugerida Elsa Martins

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório