i9magazine

Universidades do norte lançam plataforma para aproximar investigadores e empresas

Versão para impressão


O Consórcio UNorte.pt – composto pela Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – acaba de lançar uma plataforma digital para aproximar a ligação entre os investigadores e as empresas. O Balcão UNorte.pt está disponível e trata-se do primeiro projeto em Portugal que junta competências e serviços dos centros de investigação universitários, com os desafios e necessidades de inovação das empresas.

Nesta fase, o Balcão UNorte.pt conta com mais 85 unidades de investigação, desde as ciências da saúde, matemática, engenharia, economia e humanidades. O objetivo é proporcionar o matching entre a oferta e a procura de investigação e inovação pelo mercado empresarial. Desta forma, as empresas podem conhecer competências, potenciais serviços e tecnologias dos centros de investigação das três universidades. A plataforma permite que qualquer empresa, de PMEs a multinacionais, consigam identificar e contratar facilmente possíveis fornecedores de soluções de inovação e desenvolvimento, que potenciem os seus produtos ou serviços no mercado global.

“O Balcão UNorte.pt é fruto de um trabalho que tem sido realizado nos últimos anos. Vemos, nesta plataforma, uma ferramenta importante para potenciar a atratividade da região envolvente das principais universidades: Porto, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro. As soluções científicas e tecnológicas que muitas empresas procuram para se distinguirem no mercado podem estar nas universidades portuguesas. Este ‘casamento’ entre a oferta e a procura de serviços e resultados de investigação/tecnologia pode traduzir-se, no futuro, no aumento da competitividade, a nível nacional e internacional”, comenta Maria João Ramos, Vice-Reitora da Investigação e Desenvolvimento da U.Porto, representando as equipas envolvidas no desenvolvimento do Balcão UNorte.pt.

O Balcão UNorte.pt está integrado no projeto U.Norte Inova, cofinanciado pelo Norte 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A U.Norte Inova é resultado do Consórcio UNorte.pt, criado em 2015, com o objetivo de reforçar a articulação estratégica entre as universidades, fortalecendo a participação conjunta em domínios considerados de interesse mútuo.

O Balcão UNorte.pt está disponível aqui: http://www.balcaounorte.pt/ .

O conteúdo Universidades do norte lançam plataforma para aproximar investigadores e empresas aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub