Inovação e Tecnologia

Um milhão de músicas e filmes grátis de forma legal

O portal Internet Archive, que se dedica a preservar informação em formato digital, está a oferecer aos utilizadores mais de um milhão de livros, músicas e filmes gratuitos em formato "torrent" e de forma totalmente legal.
Versão para impressão
O portal Internet Archive, que se dedica a preservar informação em formato digital, está a oferecer aos utilizadores mais de um milhão de livros, músicas e filmes gratuitos em formato “torrent” e de forma totalmente legal, uma vez que os ficheiros em causa já caíram no domínio público.
 
Em comunicado, os responsáveis desta organização sem fins lucrativos explicam que a maioria dos arquivos são livros, mas que há também muitas ofertas nas áreas do áudio e do vídeo. Entre os ficheiros disponibilizados estão, por exemplo, concertos ao vivo, antigos programas de rádio e sucessos cinematográficos.
 
Os conteúdos estão a ser colocados à disposição através de BitTorrent, sendo que o Internet Archive tem também como propósito, com esta iniciativa, dar credibilidade àquela ferramenta de partilha de ficheiros.
 
“Apoiei a criação do BitTorrent desde o início porque acredito na construção de tecnologia destinada a facilitar a partilha entre comunidades”, afirmou John Gilmore, fundador da Electronic Frontier Foundation. “O Internet Archive está a ajudar as pessoas a perceber que o BitTorrent não serve apenas para a partilha de ficheiros efémeros ou duvidosos que desaparecem em pouco tempo”.
 
Segundo Gilmore, o BitTorrent é, sobretudo, “uma boa forma de obter e partilhar grandes ficheiros que estão permanentemente disponíveis em bibliotecas como o Internet Archive”.
 
Esta ação é possível uma vez que, em muitos casos, os direitos de autor dos ficheiros foram cedidos ao portal ou caíram no domínio público devido à sua antiguidade, o que faz com que se tornem acessíveis a todos sem problemas legais.
 
O projeto distingue-se, portanto, dos serviços prestados por outros sites de torrents, como o Pirate Bay, cuja distribuição de conteúdos é feita à revelia da lei. Além disso, no caso do Internet Archive, ao contrário do que acontece habitualmente, os conteúdos originais estão também alojados no próprio site, o que torna os downloads mais rápidos.
 
Clique AQUI para aceder ao arquivo de ficheiros disponíveis.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório