Inovação e Tecnologia

Um mapa mundo de redes sociais

NULL
Versão para impressão

Parecem pontos luminosos espalhados pelo globo mas, na realidade, estas imagens representam algo bem diferente. Eric Fischer é um engenheiro informático/artista que tem usado os dados de utilização das redes Twitter e Flickr (partilha de fotos) para criar impressionantes mapas de todo o mundo.

Os pontos vermelhos representam a utilização do Flickr, os pontos azuis representam o Twitter e os pontos brancos representam as duas redes sociais em simultâneo. As zonas a negro são locais do mundo onde estas redes não têm de todo utilização.

Segundo disse, via email, ao Boas Notícias, as imagens foram construídas através de um programa que o próprio Eric desenvolveu. “O programa rastreia a localidade das contas de Flickr e Twitter, por ordem cronológica, e cria um pixel luminoso para cada uma delas”, explica.

Image and video hosting by TinyPic

Nas imagens disponibilizadas no seu Flickr, podemos ver que a Inglaterra, Europa do Norte e EUA são os pontos do globo que mais usam estas redes. Também a Indónesia e o Japão surgem com um brilho intenso.

Olhando para a Peninsula Ibérica, verificamos que Madrid lidera a utilização simultânea das duas redes, enquanto em Portugal o Flickr domina o território.

Eric acrescenta que tem vindo a desenvolver “vários tipos de mapas a partir de dados fornecidos por sites de partilha de imagens – como o Flickr e o Picasa – com o objetivo de ver que áreas e cidades as pessoas consideram mais interessantes”.

O interesse no Twitter surgiu depois de perceber que diferentes zonas do globo registavam níveis de utilização muito distintos entre o Flickr e o Twitter. “Em Jacarta (Indonésia), por exemplo, o Twitter é muito popular mas o Flickr praticamente não é utilizado”, salienta Eric.
 
Clique AQUI para aceder ao trabalho de Eric Fisher.

[Notícia atualizada a 16 de julho às 16h00]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório