Desporto

UEFA: Portugal sobe para 5º no ranking de países

NULL
Versão para impressão
Portugal continua a pontuar nas provas da UEFA e subiu, esta quinta-feira, ao 5º lugar do “ranking” de países, que define o número de clubes de cada país presentes nas competições europeias. A última jornada permitiu a Portugal superar a França e entrar no “top 5” europeu.

Os 18.800 pontos arrecadados no final da época passada, graças às prestações de grande qualidade de FC Porto, Sporting de Braga e Benfica – respetivamente vencedor, finalista e semi-finalista da Liga Europa – contribuíram para a subida de Portugal ao sexto lugar.

Com essa posição, o nosso país ganhou direito à entrada direta de dois clubes na Liga dos Campeões e de um na terceira pré-eliminatória, além de três equipas na Liga Europa.

Esta semana, as vitórias de Benfica e Sporting e os empates de FC e Sporting de Braga fizeram os portugueses ultrapassar a França na tabela, embora com uma diferença mínima. Portugal ascendeu assim ao quinto lugar, com 49.346 pontos, contra os 49.344 dos gauleses, que tiveram um desempenho fraco nesta jornada.

Caso Portugal se mantenha neste lugar da classificação até ao final da temporada poderá entrar diretamente com três equipas na fase de grupos da Champions League em 2013/2014 e com mais um clube na Liga Europa.

O funcionamento do ranking da UEFA

Por cada vitória dos clubes que os representam, a UEFA atribui dois pontos aos países. Por cada empate, é-lhes atribuído um ponto. Depois, estes pontos são divididos pelo número de equipas que participam na competição na temporada em análise.

Por exemplo: se um país com seis equipas conseguir, numa jornada, duas vitórias e dois empates, ganhará seis pontos: quatro pelas vitórias, dois pelos empates. Então, esses seis pontos serão divididos pelos seis clubes em prova, o que resultará na atribuição de um ponto ao país nessa ronda.

Além desta pontuação, a UEFA concede ainda um ponto extra aos clubes que consigam alcançar os quartos-de-final, as meias-finais e a final. Este será somado aos pontos obtidos durante a época.

Para os cálculos são considerados os resultados das equipas nos últimos cinco anos.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório