Saúde

UE: Portugal tem menos fumadores

Um estudo realizado pelo Eurobarómetro revela que Portugal tem 23 por cento de cidadãos fumadores. Uma percentagem inferior à média da União Europeia (UE), que se cifra nos 29 por cento. O estudo foi publicado no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco,

Versão para impressão
Um estudo realizado pelo Eurobarómetro revela que Portugal tem 23 por cento de cidadãos fumadores. Uma percentagem inferior à média da União Europeia (UE), que se cifra nos 29 por cento. O estudo foi publicado no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala na próxima segunda-feira.

Segundo o estudo, divulgado esta quinta-feira em Bruxelas, 64 por cento dos portugueses dizem nunca ter fumado, contra 49 por cento na generalidade da UE, e 13 por cento dos portugueses afirma ter conseguido largar o tabaco.

No entanto, em Portugal, a média diária de cigarros fumados é de 15,5 – um ponto acima da média da UE, que se fica pelos 14,4 cigarros.

O estudo mostra também que há, em todos os países, mais fumadores [30 por cento em Portugal, 35 por cento na UE] que fumadoras [17 por cento em Portugal, 25 por cento na UE].

A faixa etária dos 40 aos 54 anos (35 por cento de fumadores, tanto em Portugal, como na UE) é aquela onde o vício está mais enraizado.

Sobre as políticas de combate ao tabagismo, a maioria dos inquiridos concorda com os avisos colocados nos maços de tabaco (PT 75 por cento, UE 75 por cento) e com a aplicação de um imposto especial sobre estes produtos (PT 64 por cento, UE 67 por cento).

Em Portugal, a TNS Euroteste realizou um total de 1031 entrevistas, entre os dias 02 e 18 de outubro.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório