Fitness & Bem-estar

Turismo rural: Alojamentos e estadias duplicam

Em 10 anos, o número de estabelecimentos integrados no circuito de turismo rural português quase duplicou. De acordo com os dados do Turismo de Portugal, também o número de dormidas nessas unidades aumentou significativamente durante o mesmo período,
Versão para impressão
[Foto: Moinhos da Tia Antoninha, Serra de Liomil]

Em 10 anos, o número de estabelecimentos integrados no circuito de turismo rural português quase duplicou. De acordo com os dados do Turismo de Portugal, também o número de dormidas nessas unidades aumentou significativamente durante o mesmo período, passando de 361.700 para 523.500.

No final de 2008, o Turismo de Portugal – que não dispõe ainda dos dados de 2009 – registava 1047 estabelecimentos em espaço rural, entre turismo de habitação, turismo rural, agro-turismo e casas de campo, quando em 1999 contava apenas 668.

A tendência de haver mais turistas estrangeiros do que nacionais só se alterou em 2005 e,  apesar de os dados indicarem uma evolução favorável, a Associação Portuguesa de Turismo no Espaço Rural (Privetur) alerta para o facto de os fluxos externos em direção a Portugal e Espanha estarem a “decair a favor do Leste e outros destinos”.

Ainda assim, os responsáveis pela mesma entidade referem ter sentido algumas dificuldades na presente temporada. Os incêndios que têm vindo a fustigar o país são apontados como causa do decréscimo de turistas nos espaços rurais, avança a Agência Financeira.

O setor lamenta ainda alguma “desorganização” e o abandono de territórios, mas já integra bons exemplos de regeneração.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório