Negócios e Empreendorismo

Turismo: Projeto luso elogiado internacionalmente

O projeto de ecoturismo da Comporta, Casas Na Areia, desenvolvido pelo atelier Aires Mateus, tem sido elogiado em publicações especializadas internacionais pelo seu design e sustentabilidade ambiental. A semana passada foi a vez do portal de arquitet
Versão para impressão
[Foto © Nelson Garrido]

O projeto de ecoturismo da Comporta, Casas na Areia, desenvolvido pelo atelier Aires Mateus, tem sido elogiado em publicações especializadas internacionais pelo seu design e sustentabilidade ambiental. A semana passada foi a vez do portal de arquitetura mais visitado do mundo dedicar um artigo a estas casas.

Situado a 300 metros da praia e a 200 metros do rio Sado, as Casas Na areia são compostas por quatro suites, com lounge e cozinha comum, que apresentam o conforto de equipamentos como máquina de lavar loiça e bicicletas, mas têm a particularidade do chão das áreas comuns não ter pavimento, sendo erguidas sobre a própria de areia.

As casas em si, distribuídas numa área de 2000 metros, foram construídas com recurso a técnicas e materiais típicos das casas dos pescadores da Comporta, em que as paredes e os telhados se constroem com capas de palha de arroz, estabilizadas através de tábuas de madeira.

O site Arch Daily, o site de arquitetura mais visitado do mundo, dedicou-lhes recentemente um artigo onde afirma que esta opção confere às casas “uma sensação de conforto natural” transformando a vivência destas habitações “uma experiencia poética e única, adequada ao que se procura neste local”.

Também a revista de design De Zeen destaca o projeto, que participou na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2010, afirmando que a areia no chão do lounge a da cozinha estabelece uma “ligação com a praia e a paisagem exterior”.

 Outras publicações, como o New York Times, a Best House Design, a Vogue Brasil, a Voyage e L´Express dedicaram páginas às Casas Na Areia, que conseguem aliar o rústico, ao minimalismo e ao ambiente local.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub