Em Destaque Inovação e Tecnologia

TUR4all Portugal: Plataforma sobre Turismo Acessível

Em Portugal, existe cerca de 1 milhão de pessoas com necessidades específicas, 2,5 milhões de seniores, 550 mil crianças com menos de 5 anos de idade e outros milhares de pessoas com limitações temporárias ou definitivas.
Versão para impressão
por redação

A Accessible Portugal, a Fundação Vodafone Portugal e o Turismo de Portugal, lança a primeira plataforma online TUR4all Portugal exclusivamente dedicada ao turismo acessível.

Trata-se de uma plataforma que disponibiliza informação sobre as condições de acessibilidade nos diversos recursos turísticos como hotéis, monumentos e museus, nos transportes (adaptados), restaurantes com casas de banho adaptadas ou ementas em braille, entre outras situações. A plataforma agrega um conjunto de informação fiável e validada por técnicos especialistas, tendo por base uma metodologia de avaliação da acessibilidade de recursos turísticos, consistindo num conjunto de questionários de verificação dos critérios de acessibilidade, validados com organizações públicas e privadas de apoio a pessoas com deficiência e representantes do setor turístico.

Para determinado recurso turístico, a plataforma permite consultar toda a informação relevante sobre acessibilidades, nomeadamente:

  • Entrada: estacionamento reservado, rampas de acesso, corrimãos de segurança e largura das portas;
  • Circulação interior: circulação em cadeiras de rodas, iluminação, sinalética, características dos elevadores, número de degraus e altura, corrimões de segurança;
  • Quartos adaptados: para limitações motoras, acessibilidade do percurso até ao quarto, largura e amplitude da porta, largura lateral de acesso à cama, altura da cama, fotografias e informação detalhada das instalações sanitárias;
  • Área de restauração: altura do balcão de atendimento, informação sobre acessibilidade dos menus, serviço de mesa;
  • Área exterior: informação sobre o tipo de pavimento e regularidade do mesmo
  • Serviços e equipamentos: visitas e atividades para pessoas com necessidades especiais, equipamentos específicos para deficiências auditivas e visuais, informação em escrita simplificada/LGP/braille, bem como nível de formação do staff para lidar com necessidades específicas.

A TUR4all Portugal disponibilizará aos turistas a possibilidade de programarem antecipadamente as suas experiências com base em informações fidedignas, e assim, escolherem os locais que consideram mais acessíveis face às necessidades especiais que enfrentam em determinado momento. Para além da informação validada por peritos especialistas, também os utilizadores dos vários recursos turísticos disponibilizados podem avaliar e partilhar a sua opinião e experiência.

A TUR4all Portugal vem promover e potenciar a oferta e procura do turismo acessível, bem como contribuir para a melhoria das condições e benefícios de todos. A plataforma está disponível através de um website, bem como de uma aplicação móvel gratuita, nesta fase, em android e, numa segunda fase para iOS.

Já é possível aceder à TUR4all em português, castelhano e inglês. Brevemente, os conteúdos também estarão disponíveis em alemão, francês, italiano e mandarim.

Para Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, “A TUR4all será um importante contributo na captação de novos segmentos de procura internacional e na afirmação de Portugal como um destino turístico inclusivo, onde receber bem as pessoas é um dos nossos principais valores distintivos”.

Para Mário Vaz, Presidente da Fundação Vodafone Portugal, “a nossa sociedade está cada vez mais digital, onde a diversidade e a inclusão são uma prioridade. Neste sentido, a TUR4all Portugal vem permitira partilha de informação numa área crucial, o turismo para todos. Uma plataforma no mercado português e espanhol com potencial de crescimento para outros mercados europeus”.

Para Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, “Alinhada com o Programa “All for All – portuguese tourism” lançado pelo Turismo de Portugal, esta plataforma agregadora da oferta turística acessível, sustentada num modelo de gestão reconhecido nacional e internacionalmente, é fundamental no envolvimento dos agentes turísticos e na melhoria da experiencia turística para todos”.

Segundo Ana Garcia, Presidente da Accessible Portugal, “Acreditamos que é uma iniciativa que beneficia todos, tanto do lado da oferta turística, como capacitando a procura para decisões mais ajustadas às suas necessidades. A idade dos turistas está a aumentar, pelo que é importante criar condições para que todos possam viajar em segurança e com a qualidade de que necessitam para apreciarem os destinos. Trata-se de dar resposta às necessidades do mercado, mas também aos direitos das pessoas”.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub