Mundo

Tribo indiana regressa à sua terra ancestral

NULL
Versão para impressão
Uma tribo da Índia ganhou o direito de usufruir do território ancestral dos seus antepassados, localizado numa reserva de tigres. A tribo tinha sido expulsa em 1974 pelo governo da região que dizia que a expulsão tinha por objetivo proteger a vida selvagem existente na reserva. A tribo lutava desde essa altura por recuperar as suas terras.

Este é um marco histórico para os Soliga que podem agora recolher e vender produtos da floresta localizada dentro da reserva Rangaswami Temple Sanctuary. O direito foi reconhecido por membros do governo e termina com o impasse de mais de 30 anos no estado de Karnataka. Para a tribo este é também o fim dos medos de expulsão e proibição de caçar e cultivar, notícia a Survival International.

Em Janeiro deste ano, 1500 membros dos Soliga pensavam que iam perder as suas casas, quando o santuário foi requalificado como uma reserva de tigres, de forma a proteger os 30 animais da zona. Os Soliga insistiram que remover a sua tribo não era a solução para a proteção dos tigres, já que essa era uma preocupação que sempre haviam tido.

“Temos sido nós que olhamos pelos tigres. Vocês tiram-nos daqui, e nós levamos os tigres”, ameaçou o líder da tribo que preferia que lhe dessem veneno a expulsá-lo da sua terra.

Tendo em conta o Forest Rights Act, os Soliga usufruem agora de direitos legais para usar e proteger cerca de 60% da reserva. Os Soliga estão agora a trabalhar numa proposta para gerir a reserva de tigres em conjunto com as autoridades do estado de Karnataka, usando os seus conhecimentos tradicionais, refere a Survival International.

No estado de Karnataka vivem vinte mil Soligas e estão ligados a Biligirirangan Hills há gerações. O diretor da Survival, Stephen Corry, disse que “o governo indiano está agora a perceber que as tribos são as melhores conservadoristas. Afastá-las das suas terras ancestrais apelando à conservação é, não só, ilegal, mas também um ato de destruição das tribos e sinal de desastre para o ambiente local e vida selvagem”, cita a instituição.

[Notícia sugerida por Vitor Fernandes e Teresa Teixeira] 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório