Inovação e Tecnologia

Trabalho de investigadores lusos exposto nos EUA

NULL
Versão para impressão
“Visualizing Lisbon's Traffic” é o nome do trabalho de design criado por três investigadores da Universidade de Coimbra, e o único trabalho luso incluído numa exposição que está patente no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque.

“Visualizing Lisbon's Traffic” é o nome da obra de design criada por três portugueses responsáveis pelo único trabalho nacional incluído numa exposição que patente no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque.

Pedro Miguel Cruz, Penousal Machado e João Bicker  conseguiram que o seu vídeo fosse escolhido para integrar a exposição de design “Talk to me”, inaugurada a 24 de julho e patente até 7 de novembro no MoMA.

O jovem português de 26 anos, Pedro Cruz, fez um mapeamento de dois milhões de registos GPS, de coordenadas e velocidades de 1.534 táxis que circularam em Lisboa ao longo de um mês, em 2009. No vídeo, condensaram esses dados numa animação que retrata com uma imagem elegante a dinâmica da circulação automóvel durante um dia, como se o mapa da cidade fosse “um organismo vivo”.

Segundo explicou à Lusa Pedro Miguel Cruz, investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), o trabalho recorre à engenharia informática e ao design gráfico para apresentar “uma média visual” daqueles dados. “Aliámos forma e função, qualidade científica e estética”, acrescenta.

No vídeo, coordenadas e velocidades são agrupadas por segundo e codificadas por cor. “A espessura e cor traduzem a intensidade de tráfego, com cores quentes indicando o tráfego lento e cores frias indicando tráfego em movimento rápido, tornando-se fácil identificar zonas suscetíveis de sofrerem engarrafamentos”, explica um resumo do projeto incluído no site da exposição.

De acordo com a nota, esta é “uma forma inovadora de transmitir informações úteis do dia-a-dia”, que pode vir a ser uma aplicação para a tecnologia móvel que ajude na hora de decidir caminhos.

O vídeo escolhido para a exposição no MoMA faz parte da tese de mestrado do investigador e os dados foram disponibilizados pelo projeto CityMotion, do MIT-Portugal.

Pedro Miguel Cruz é também professor da licenciatura e do mestrado em Design e Multimédia da Universidade de Coimbra e venceu o Prémio SIGGRAPH 2010 e o “Seeds of Science Junior”, este ano.

Veja AQUI parte do vídeo

[Esta notícia foi sugerida por Teresa Teixeira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório