Ambiente

Touro em Fuga mais perto de ser resgatado

Comovido com a história dos dois touros de Viana do Castelo que, em Maio, protagonizaram uma fuga espetacular quando iam a caminho do matadouro, Miguel Dinis dinamizou a opinião pública e está prestes a conseguir mudar o destino de um dos animais, co
Versão para impressão
Comovido com a história dos dois touros de Viana do Castelo que, em Maio, protagonizaram uma fuga espetacular quando iam a caminho do matadouro, Miguel Dinis dinamizou a opinião pública e está prestes a conseguir mudar o destino de um dos animais, com a ajuda de donativos.

por Patrícia Maia


Faltam menos de 400 euros para que o Movimento Touros em Fuga, liderado pelo lisboeta Miguel Dinis, consiga o valor necessário, 1.300 euros, para comprar o touro Marreta ao proprietário.

O objetivo é encaminhar o animal, que tem apenas dois anos de idade, para a propriedade da entidade SOS Equinos, em Aveiro, que se disponibilizou para cuidar do bovino até ao fim dos seus dias. Os touros têm uma esperança média de vida de 15 anos pelo que, à partida, o Marreta terá ainda muito tempo anos pela frente.
 

A página de Facebook do Movimento Touros em Fuga (MTF) foi lançada no dia 10 de Maio, altura em que a GNR reforçava a sua operação para capturar os dois bovinos, com recurso a dardos tranquilizantes e laços, isto depois de ter falhado o plano de atrair os dois touros com recurso a uma vaca.
 
SOS Equinos disponível para acolher animal

Image and video hosting by TinyPicEntretanto, conta Miguel Dinis ao Boas Notícias, um dos touros, o Marreta, acabou por ser capturado, numa operação que “lhe arrancou um dos cornos”. O segundo touro continua a monte mas o Marreta acabou por ser devolvido ao dono, Manuel Farinhoto. Contudo, o dinamizador do Movimento Touros em Fuga conseguiu convencer o proprietário a adiar o envio do animal para abate, sendo que o destino final seria o talho. 
 

Depois de uma primeira negociação frustrada com uma entidade que queria comprar o touro mas oferecia apenas 500 euros pelo animal, Miguel Dinis lançou, no passado domingo, uma campanha de angariação de fundos para comprar o bovino e encaminhá-lo para a SOS Equinos, entidade especializada em resgate, tratamento e adoção de animais de grande porte (equinos, bovinos e muares). 
 
“O prazo terminava esta quinta-feira mas o senhor Manuel Farinhoto, que está aliás a pensar deixar a criação de animais, mostrou-se muito compreensivo e concordou em adiar mais uns dias”, conta Miguel Dinis, de 37 anos, ao Boas Notícias. 

Faltam apenas 400 euros para resgatar o Marreta
 

O dinamizador da campanha acredita que, “muito em breve”, os 400 euros em falta serão angariados, dada a “espantosa generosidade das pessoas e o apoio” que a causa registou em apenas cinco dias.

“A maior parte das pessoas contribui com valores simbólicos, o que já é excelente, mas houve uma família que se juntou para doar 300 euros e outra que reuniu 75 euros”, sublinha o lisboeta, que é formado em marketing e publicidade, embora de se encontre de momento desempregado.

Inspirar boas práticas
 

Quanto ao objetivo do movimento, Miguel Dinis salienta que não tem qualquer intenção radical de por um fim definitivo ao abate de animais, mas espera, “através da resolução deste caso em particular, inspirar boas práticas, comportamentos e atitudes”.

“Cabe às empresas que promovem a exploração dos animais – incluindo as que usam animais na sua imagem e publicidade – adotar comportamentos mais éticos”, salienta Miguel Dinis.

“É tempo de refletir sobre a forma como se produz e que valores passam na publicidade, não basta pintar os animais de roxo, os touros terem asas, e por a vaca a sorrir já que a realidade, como sabemos, da criação de gado intensiva, é muito sombria”, conclui. 

Quem quiser contribuir para esta causa, ajudando o Marreta a ter um final feliz, longe do matadouro, pode fazer o seu contributo através do NIB 0035 0123 0012 5090 1002 9.  Caso o valor doado exceda os 1.300 euros, o restante será aplicado no “transporte, nas despesas iniciais do acolhimento, e na ração do Marreta”, garante Miguel Dinis.

Clique AQUI para visitar a página da Touro em Fuga e consultar mais informação.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub