Sociedade

Torre dos Clérigos volta a dar horas certas

NULL
Versão para impressão
A Torre dos Clérigos vai voltar, em breve, a dar horas certas. A anomalia tinha sido detetada com a mudança de hora no último domingo de Outubro e desde então que se aguardava pelo arranjo do mítico relógio portuense. O problema será finalmente resolvido com a substituição do ponteiro da face nascente.

Aparentemente deslocado por uma gaivota, o ponteiro encontrava-se “preso por um fio”, segundo explicam os trabalhadores responsáveis pela reparação.

Para além de marcar mal as horas, o relógio ex-líbris da cidade do Porto representava ainda um elevado risco para os transeuntes da zona , podendo a qualquer hora, com o vento, deixar cair o ponteiro.

A intervenção acabou por revelar-se necessária ao nível da segurança pública, tendo o ponteiro em questão sido retirado, esta quinta-feira, por um alpinista.

Segue-se, agora, a restauração do mesmo e, assim que for recolocado, “uma intervenção de soldadura nos ponteiros e de recuperação da pintura”, explica Carlos Jerónimo à Lusa.

O concerto do relógio monumental foi posto em marcha pela Irmandade dos Clérigos, que arcou também com as despesas da reparação. “Para além de a Torre dos Clérigos ser o ex-líbris, é também o relógio de sala da cidade”, afirma o padre Américo Aguiar, juiz presidente da Irmandade. “A cidade já não vive sem as batidas deste relógio”, acrescenta.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub